
SEC Juazeiro participa de Campanha de Filiação Unificada em Iguatu e Região
17/07/2024
22 de julho | Aniversário do Município de Juazeiro do Norte
22/07/2024As eleições municipais estão chegando e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) lançou a campanha “Assédio Eleitoral: Proteja sua liberdade de escolha” para conscientizar a população sobre a importância da liberdade de voto nas eleições municipais. Apoiada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), MPF e Justiça Eleitoral, a iniciativa oferece informações sobre como identificar e combater o assédio eleitoral, além de canais de denúncia.
A campanha inclui postagens em redes sociais e materiais informativos que detalham as condutas que configuram assédio eleitoral, as situações em que ocorrem e as punições aplicáveis. O assédio eleitoral acontece quando uma pessoa em posição de autoridade tenta coagir outros a votarem em determinado candidato, seja por meio de promessas, intimidações ou violência.
Em 2022, houve um aumento significativo de casos, com 2.360 denúncias registradas até outubro, envolvendo 1.808 empresas. O assédio pode ocorrer em diversos ambientes, como órgãos públicos, igrejas, escolas e até em instituições militares, muitas vezes afetando minorias e questões de gênero.