
22 de julho | Aniversário do Município de Juazeiro do Norte
22/07/2024
Agosto: Mês da Conscientização com Agosto Lilás e Agosto Dourado
01/08/2024Nos dias 26 e 27 de julho, o Sindicato dos Comerciários de Juazeiro do Norte e Região, participou ativamente de dois eventos importantes organizados pela Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (Fetrace), representado pela sua presidente Antônia Gomes (Toinha), a secretária geral, Ana Neta, a tesoureira Maria Suzeth Monteiro e o diretor Jose Gutemberg.
O primeiro evento foi na sexta (26) pela manhã, o IV Encontro das Mulheres do Comércio e Serviço do Ceará, organizado pela Secretaria de Mulheres da Fetrace. O evento teve como objetivo promover um espaço de diálogo sobre questões essenciais para a saúde e a vida das mulheres, especialmente diante dos desafios impostos pelo Projeto de Lei 1904/24. A abertura contou com a presença de diversas lideranças, incluindo Ana Neta, Diretora do Sindicato dos Comerciários de Juazeiro e Região. As discussões abordaram temas como Saúde Reprodutiva e os impactos do PL 1904/24, com destaque para a palestra da deputada estadual Larissa Gaspar, que falou sobre a luta pela legalização do aborto e os desafios enfrentados pelas mulheres.
No mesmo dia, na parte da tarde, 4º Encontro de Comunicação da Fetrace, realizado nos dias 26 e 27. Com o tema “A Comunicação na Era das Mídias Digitais e seu Impacto”, o encontro abordou os desafios e oportunidades da comunicação sindical na era digital. No dia 26, a jornalista Marina Valente apresentou uma palestra sobre “Comunicação Sindical: Ontem, Hoje e Amanhã”, discutindo a evolução da comunicação sindical e os impactos da inteligência artificial. Já no dia 27, o jornalista Esdras Gomes falou sobre o “Ecossistema de Comunicação Digital”, explorando conceitos fundamentais e a organização da comunicação sindical.
Ao final dos eventos, tanto o Coletivo de Comunicação quanto o Coletivo de Mulheres da Fetrace foram formalmente constituídos, com representantes de diferentes sindicatos, incluindo o SEC Juazeiro, fortalecendo a mobilização e as pautas dos trabalhadores e trabalhadoras da região.