
Eleições Municipais 2024: Trabalhadores têm garantia de se ausentar para votar
30/09/2024
Hoje é Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher
10/10/2024
Em novembro de 2018, o Brasil sancionou a Lei nº 13.733, estabelecendo outubro como o mês de conscientização sobre o câncer de mama, reforçando a campanha internacional “Outubro Rosa”.
Essa iniciativa visa informar a sociedade sobre a detecção precoce da doença, que é a mais comum entre mulheres, com cerca de 73.610 novos casos estimados para 2023 no Brasil. O câncer de mama, que pode ter bom prognóstico quando diagnosticado cedo, é influenciado por fatores como idade, histórico familiar e hábitos de vida.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.
O conhecimento do próprio corpo também é fundamental para identificar alterações suspeitas. Além de controlar os fatores de risco comportamentais, todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas.
Olhar, palpar e sentir as mamas no dia a dia ajuda a reconhecer suas variações naturais e a identificar alterações suspeitas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.